Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil inicia dia 8 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, será do dia 8 a 21 de junho em todo território nacional, para crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar 95% de uma população dessa faixa etária 
De acordo com o coordenador da Seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Eriton Antonio Alves, não há contraindicação absoluta sobre a administração da vacina, mas é preciso evitar a vacinação de crianças nas seguintes situações: portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; e crianças que, em doses anteriores, apresentaram reação anormal à vacina.”. 
O coordenador informou ainda que o Brasil está há 24 anos sem registros da doença e livre do poliovírus desde 1990. “Até nos certificarmos da erradicação deste agente infeccioso, temos que adotar estratégias para garantirmos a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção das coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação. Ressaltamos que toda equipe estará envolvida para juntos alcançarmos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.”
No dia D da campanha, que acontece dia 8 de junho, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h00min às 17h00min.
”Mãe proteja seu filho dessa doença, compareça a uma unidade de Saúde munida da carteirinha de vacina”.



04/06/2013